Oratória nas Escolas

Oratória nas Escolas

O projeto Oratória nas Escolas,da JCI Brasil, procura estimular o estudo e reflexão dos jovens sobre temas de interesse mundial.

O Programa “Concurso Oratória nas Escolas” desenvolvido pela JCI Brasil, nas cidades onde está inserida, consiste no estímulo ao estudo e reflexão dos jovens, assim como a mobilização da sociedade, sobre temas de preocupação mundial, tais como promoção da saúde, igualdade de gênero, respeito, autonomia, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente, educação, segurança, entre outros.

Acredita-se que com esta iniciativa, jovens estudantes poderão formar uma consciência crítica em relação a estes temas e contribuir de forma positiva em suas comunidades através da propagação e multiplicação do conhecimento. Também será possível estimular a prática de falar em público, competência necessária para diferenciar-se no mercado de trabalho atualmente.

O programa é baseado na realização de concursos de oratória em diversas etapas abordando um tema específico determinado pela JCI Brasil. Através da capacitação oferecida pelos instrutores locais, estudo do tema e conscientização de sua importância, o jovem elabora um discurso encorajador capaz de multiplicar suas idéias e mobilizar o ambiente onde está inserido.

Serão realizados Concursos de Oratória com alunos das escolas municipais, estaduais ou particulares, em cidades onde existam Organizações Locais da JCI Brasil, e que estes alunos estejam cursando o Ensino Fundamental (6? ao 9? ano). Aproximadamente 50.000 alunos em todo o Brasil.

O Concurso de Oratória nas Escola será disputado em quatro etapas, a saber:

a) Interno nas escolas – se desenvolverá internamente em cada estabelecimento de ensino, sob a responsabilidade das escolas participantes e condução pela JCI Local. Da disputa interna é escolhido um representante da escola para participar da etapa seguinte.

b) Local/Municipal – terá a participação dos representantes de cada escola participante do projeto e será organizada pela JCI Local. Da disputa será escolhido um representante da localidade para concorrer a etapa regional.

c) Regional – terá a participação dos campeões das etapas locais e será organizada pelo Vice Presidente Nacional da região em conjunto com a Organização Local que sediar o evento. Os Encontros Regionais ocorrerão entre os meses de Junho e Agosto, conforme Calendário de Atividades da JCI Brasil.

d) Nacional – se desenvolverá com os campeões das etapas Regionais, e será durante a Convenção Nacional da JCI Brasil, no mês de outubro de cada ano.

MANTENEDORES